Reunião com Jorge Seif Junior – Secretário da aquicultura e Pesca do Governo Bolsonaro

Representação da Pesca Subaquática – UABPS – DF SUB – APSSHARK

Representaram a Pesca Subaquática nessa reunião:

Marcelo Reisman
Ricardo Carvalheira
Marcos Honório

No dia 11 de Junho de 2021, a Pesca Subaquática foi muito bem representada, através dos Pescadores Subaquáticos Marcelo Reisman e Ricardo Carvalheira da DF SUB, e Marcos Honório da APSSHARK, em reunião com o Secretário da Aquicultura e Pesca do Governo Bolsonaro, o Senhor Jorge Seif Junior em Brasília – DF. O intuito da reunião, era apresentar os vários problemas recentes que a pesca sub vem enfrentando, como por exemplo: projetos de lei para proibição da classe, redução da cota e retirada do exemplar atualmente existente na IN 09/2012, além de toda perseguição causada pelas outras modalidades.

Nossos amigos pescadores, assim como a modalidade, foram muito bem recebidos pelo Senhor Secretário que inclusive afirmou: “que nós temos apoiadores e se comprometeu que não haverá radicalismo e perseguição da modalidade nesse governo”. Palavras que nos deixam muito felizes, pois o que queremos nesse momento é justamente o reconhecimento de nossa classe como a mais ecologicamente correta. O Senhor Secretário ainda disse ser mergulhador e gostar muito da pesca sub, assim como o Presidente Bolsonaro e seu filho Flávio que são pescadores subaquáticos.

Jorge Seif elogiou bastante os projetos de limpeza que os pescadores sub realizam em todo o brasil assim como a soltura de animais presos em redes e anzóis abandonados ou em uso. Trabalhos super importantes que todos nós praticantes devemos continuar fazendo, e se possível, potencializar seus efeitos, aumentando o número de eventos e de participantes.

Palavras de Marcelo Reisman: “Reunião super produtiva! Canal totalmente aberto. Ele pediu para mandar mesmo muitas mensagens da pesca Sub em julho para manutenção da Cota e do exemplar na IN 09/2012. Porém, disse que podemos ficar tranquilos que eles vão trabalhar para manter. Ele usou a seguinte frase: “Fiquem tranquilos com essa questão das cotas”. Aceitou marcar uma reunião virtual com o pessoal aqui da UABPS e já estou com o contato para marcarmos o dia. Disse mais, se vcs quiserem vir a Brasília, ele nos recebe, UABPS, presencialmente. Virtual é só marcar certinho com a secretária dele a data. O Gijo foi muito falado. Foi peça fundamental para termos tido alguma chance. Se não fosse o Gijo no workshop a coisa tinha degringolado. Ele vai nos levar em consideração doravante. Falei da representação das Associações e que deveríamos ser muito mais de 200.000 pescadores sub amadores pelo Brasil e a maioria absoluta com Bolsonaro. Disse que essa questão das cotas e manutenção, até possível ampliação seria fundamental para a existência da Pesca Sub, bem como mais importante ainda a questão de manter o “exemplar” na IN. Demos a ele um Quadro de presente de um Marlim e prometemos de presente dois arbaletes, para entrega com foto, para ele e Bolsonaro. As portas estão abertas. Deixei claro que não queremos guerra com ninguém, mas vamos lutar pela sobrevivência e contamos com ele. E pedi a ele a gentileza de perceber a diferença entre os praticantes e a modalidade. A modalidade é neutra e seletiva e a ela não pode ser atribuída responsabilidade pelos eventuais abusos de alguns praticantes. Afinal, abusos existem em todas as modalidades. Falamos sobre soltura de peixes, limpezas do ambiente aquático, recolhimento de redes e anzóis fantasmas e salvamento de animais presos (tartarugas e outros, até baleias). Vale dizer que disse que acima de tudo não queremos guerra com a parte profissional. Foi tão produtivo que de 20 minutos, ficamos mais de 40 minutos e íamos fazer uma foto, quando ele mesmo decidiu gravar um vídeo para nós. E disse que podemos postar onde quisermos e ainda pediu para marcar ele nessas postagens”.

Raras oportunidades como essa precisam ser divulgadas e comemoradas, pois significa que a UABPS está no caminho certo, mudando a imagem da Pesca Subaquática a nível nacional. Junte-se a nós nesse caminho, e ajude a modalidade a continuar existindo.

Como você viu, precisamos enviar mensagens e e-mails, a favor da manutenção da cota e do exemplar existentes na IN 09/2012, assim mostramos nossa força e união.

Instagram: @jorgeseijjunior

email: [email protected]

email: [email protected]

Não esquece de participar deixando seu comentário logo abaixo. Deixe também suas dicas e sugestões para melhorar a imagem da Pesca Sub. Contamos com a sua participação.

Thyago Sub – Instrutor de Mergulho livre,
Apneia e Pesca Subaquática

whatsapp: +55 34 992537757
e-mail[email protected]
Instagram: thyagosub
YouTube: Thyago Sub
Facebook: ThyagoSub Araguari
NAUI – #59706
DEEP QUEST BRASIL – DS2710IT2014

2 comments

  1. Parabéns, a pesca Sub agradece, e vamos nos esforçar para que isso ganhe força ao esporte, que todos pratiquem este maravilhoso esporte dentro da lei é cotas, vamos cada vês mais limpar e cuidar findos de Lagos, rios e mares, como nas bordas e margens. Pesca sub sempre ajudando a biodiversidade.

  2. BOM JÁ PRATIQUEI VÁRIOS TIPOS DE PESCA. MAS A MAIS EMOCIONANTE DE TODAS É A SUB AQUÁTICA POIS ELA IA TRAZ EMOÇÕES PRAZEROSAS POR ESTAR EM.CONTATO COM A NATUREZA. E TAMBÉM É A PESCA QUE MENOS A AGRIDE A NATUREZA
    ACREDITO QUE NOSSO PRESIDENTE VAI OLHAR PARA A CLASSE POIS TAMBÉM É PRATICANTE
    PARABÉNS MEU FILHO POR FAZER PARTE DESSA CLASSE E QUE TE ABENÇOE E TUDO VAI MELHORAR. .

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *