Dados de Captura

“A atividade pesqueira é regida pela Lei nº 11.959, de 29 de junho de 2009 que dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura e da Pesca, e o departamento de Desenvolvimento e Ordenamento da Pesca tem como atribuição planejar e ordenar a atividade de pesca nacional, tanto comercial quanto não comercial..”

O Ordenamento pesqueiro é o conjunto de normas e ações que permitem administrar a atividade pesqueira, com base no conhecimento atualizado dos seus componentes biológico-pesqueiros, ecossistêmico, econômicos e sociais. A discussão de ordenamento da atividade de pesca funciona por meio de Comitês Permanentes de Gestão (CPGs), Câmaras técnicas ou Grupos de Trabalho.

Todas as atividades da pesca agora necessitam informar dados de captura para subsistir, e as atividades que não possuem essa informação são atropeladas por informações criadas por pesquisadores e ativistas que prejudicam a imagem e a realidade da atividade/setor.

Os dados dessa captura devem ser enviados ao governo através de um modelo de relatório CPUE –  Captura por Unidade de Esforço.

O relatório CPUE é utilizado pelo governo de maneira a representar a abundância de um dado recurso pesqueiro. Por exemplo, número de peixes para cada mil anzóis utilizados. Essa informação permite comparações no transcorrer do tempo e saber se a produtividade de um certo recurso está estável, ou se ele está sendo sobre-explotado, em vias de extinção econômica.

Agora o pescador subaquático conta com uma plataforma de cadastro desenvolvida pela ACPSAssociação Catarinense de Pesca Submarina, administrada pelo Rogério Pizzatto(Gijo), com a mesma garantia de privacidade da informação que já vinha realizando o trabalho.

Este espaço é destinado à coleta de desses dados e para realizar o cadastro, e colaborar com a formação do relatório CPUE, escolha abaixo o Estado onde realizou a pescaria para que seja aberto o formulário correspondente.



A IMPORTÂNCIA DOS DADOS DE CAPTURA

A sua informação é extremamente importante para a perpetuidade da pesca subaquática. Caso tenha algum problema ou dúvida sobre o cadastro de sua pescaria, por favor preencha e nos envie o formulário abaixo. Responderemos o mais breve possível.


5 comments

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *